sexta-feira, 15 de julho de 2016

Três poetas mulheres contemporâneas

Oi, gente!

Hoje eu vim aqui indicar pra vocês três poetas mulheres e contemporâneas nossas! A indicação serve tanto pra quem já é leitor antigo de poesia quanto pra quem tem vontade de começar a ler o gênero, mas não sabe por onde começar.

As três poetas possuem uma escrita muito bonita e costumam tratar do cotidiano em sua poesia.

Ontem postei lá no canal um vídeo especial da Flip 2016 falando sobre elas. Depois deem uma conferida lá também! =)

Indicação #1: Alice Sant'Anna


Alice é carioca e lançou o seu primeiro livro de poesia aos vinte anos, sendo que escreve desde os dezesseis. Sua obra tem forte inspiração na obra da poeta marginal Ana Cristina Cesar (que foi a homenageada da Flip deste ano). Alice é editora assistente da Revista Serrote, uma revista de ensaios do Instituto Moreira Salles e lançou neste ano o livro "Pé do ouvido", pela editora Companhia das Letras.

Obras publicadas

"Dobradura" (2008), 7 Letras.

"Rabo de baleia" (2013), Cosac Naify.

"Pé do ouvido" (2016), Companhia das Letras.

Indicação #2: Ana Martins Marques


Ana Martins é mineira e lançou o seu primeiro livro de poesia em 2009, "Vida Submarina", com o qual no mesmo ano ganhou o Prêmio Cidade Belo Horizonte na categoria "Poesia - autor estreante". Com o seu segundo livro, "Da arte das armadilhas", ganhou em 2012 o Prêmio Literário Alphonsus de Guimaraens, da Biblioteca Nacional.

Obras publicadas:

"A vida submarina" (2009), Scriptum.

"Da arte das armadilhas" (2011), Companhia das Letras.

"O livro das semelhanças" (2015), Companhia das Letras.

Indicação #3: Bruna Beber


Bruna Beber também é carioca, nascida em Duque de Caxias. Ganhou em 2008 o Prêmio QUEM Acontece na categoria Revelação Literária. Além de livros próprios, os poemas de Bruna também estão presentes em diversas antologias e já foram publicados na Alemanha, Argentina, Itália, México, Estados Unidos e Portugal.

Obras publicadas:
"A fila sem fim dos demônios descontentes" (2006), 7 Letras.

"Balés" (2009), Língua Geral.

"Rapapés e apupos" (2012), 7 Letras.

"Rua da padaria" (2013), Record.

***

Bruna Beber, Noemi Jaffe (mediadora), Ana Martins Marques e Alice Sant'Anna participam da mesa "Poesia debaixo d'água" na Flip 2013.

***

E aí, gostaram das indicações de poetas? Já conheciam algumas delas e suas obras? Ficaram animados em conhecer? Me contem! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário